Como melhorar o ponto de equilíbrio de sua empresa

Está preocupado com o faturamento de sua empresa? O dinheiro que entra está dando somente para pagar as contas do negócio e ao final não sobra nada?

Onde está o lucro?

O ponto de equilíbrio de sua empresa é aquele marco mínimo de quanto ela precisa ganhar para que não fique no vermelho, mas possa se manter.

No entanto, é preciso trabalhar constantemente com metas e objetivos claros que permitam que seus ganhos ultrapassem esse ponto, já que é a partir dele que você terá LUCRO.

Mas como melhorar o ponto de equilíbrio de sua empresa?

Vamos partir do princípio: o que significa ponto de equilíbrio?

Ponto de equilíbrio, ou break even point, representa o exato valor entre as saídas e entradas de dinheiro, ou seja, não representam lucro e nem prejuízo.

Desse modo, suas vendas pagam todas as despesas e custos fixos e variáveis, mas não sobre NADA para você.

Logo, o conceito de ponto de equilíbrio empresarial é muito importante porque lhe mostra quando os investimentos realizados inicialmente em sua empresa se igualam aos custos; e, uma vez que ele é alcançado, não há mais perda de capital; mas também não tem LUCRO.

Mas todo empreendedor deseja lucro, não é mesmo?

É aí que entra a questão de melhorar o ponto de equilíbrio para passar a ter LUCRO!

E como calcular corretamente o ponto de equilíbrio de minha empresa?

Bom, existem três principais variações do ponto de equilíbrio que são:

  • Ponto de equilíbrio contábil.
  • Ponto de equilíbrio econômico.
  • E ponto de equilíbrio financeiro.

Porém, mesmo que sejam semelhantes no conceito, suas perspectivas diferentes para o cálculo.

Vamos entender melhor então, especificamente o cálculo do ponto de equilíbrio contábil, vez que é o mais conhecido e utilizado pelas empresas, combinado?

Ponto de equilíbrio contábil

No ponto de equilíbrio contábil são divididas as despesas fixas e os custos da empresa pela sua margem de contribuição, que resulta no valor exato para equilibrar os gastos e começar a ter o tão desejado lucro.

Sua fórmula é: ponto de equilíbrio contábil = custos e despesas fixas / índice de margem de contribuição.

Agora como melhorar o ponto de equilíbrio de sua empresa? Eis o desafio!

Manter o lucro de sua empresa é uma de suas principais preocupações cotidiana; não é verdade?

No entanto, uma melhor gestão financeira com certeza lhe permite que seus resultados sejam alcançados e que até mesmo se superem!

Por isso, para ter melhores resultados financeiros em sua empresa:

  • Aposte no planejamento financeiro: planejar é fundamental para qualquer ação que tiver que realizar em seu empreendimento e, desse modo, tomar melhores decisões e criar estratégias de melhoria.
  • Estabeleça prioridades: tudo é urgente e prioritário? Apesar disso, entenda que é preciso listar todas as tarefas e organizá-las; seja por tempo hábil, por urgência ou por necessidade.
  • Faça a gestão de processos: conheça a fundo e monitore as rotinas do seu negócio, e entenda cada etapa da produção e quais os responsáveis por cada uma delas.
  • Reduza os custos: mas de forma inteligente, ok? Dê atenção ao que pode estar gerando algum desperdício ou pouco resultado nas operações do dia a dia. Isso lhe permite diminuir custos precisamente.

Mas como você vai conseguir fazer tudo isso?

O que vai te ajudar e ser verdadeiramente eficiente nesse processo de encontrar ações que possam melhorar o ponto de equilíbrio de sua empresa é apostar em uma consultoria financeira

Estamos falando de uma metodologia de desenvolvimento empresarial que tem ajudado muitos empreendedores/empresários a tornarem-se cada vez mais eficientes e a alcançarem os resultados incríveis que desejam.

Assim, através da consultoria financeira na sua empresa, é possível realizar uma análise e diagnóstico personalizado e preciso de todos os processos organizacionais, e desenvolver estratégias certeiras para melhorar, e muito, o ponto de equilíbrio de sua empresa.

E estamos aqui para te ajudar com a nossa consultoria financeira.

Você vai continuar trabalhando só para manter os gastos de sua empresa, ou deseja de verdade obter LUCRO?

Então não espere mais!

Vamos conversar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *