Como Poupar Dinheiro sem sacrifícios?

Economizar. Essa é uma palavra de ordem para praticamente todos os brasileiros. É preciso poupar. Seja para objetivos já estabelecidos a curto e a longo prazo, para guardar dinheiro para emergências ou para realizar seus sonhos, sem juntar é praticamente impossível conquistar esses objetivos.

Mas, como se faz isto? A questão é a seguinte: simples hábitos podem ajudá-lo a economizar sem grandes sacrifícios e, assim, permitir que você planeje o seu futuro ou realize os seus sonhos.

Acompanhe as dicas e entenda como seu capital pode ser prejudicado, caso você não tenha ações assertivas!

Cuidado com hábitos devoradores de dinheiro

Descubra como poupar dinheiro e não desperdiçar

Provavelmente você realiza todos os dias, sem perceber, hábitos que parecem simples e normais, mas que se encarregam de jogar grande parte do seu dinheiro no lixo e o impedem de poupar. À primeira vista são necessidades, mas ao observar com atenção, verá que não são assim tão essenciais.

Por exemplo, a compra de um carro. Entenda que, ao comprá-lo, a sua preocupação não será apenas a parcela do financiamento, que deverá caber no seu bolso. Há também outros gastos inclusos, tais como:

  • combustível;
  • impostos e pagamento do seguro obrigatório;
  • manutenção preventiva e corretiva;
  • pedágios em viagens, entre outros.

Esses custos precisam ser contabilizados. Assim terá uma visão real do quanto você tem que investir com esse bem.

Quer ver outro exemplo? Outro grande devorador do seu dinheiro é comer fora de casa. Um cafezinho aqui e um lanchinho acolá, e o salário vai embora sem que você perceba.

Outro grande vilão é o cartão de crédito. Ele traz uma falsa sensação de economia, porque o dinheiro não sai da conta na hora. Mas, no final do mês, poderá ter um susto com a quantidade de bobagens e coisas desnecessárias que adquiriu e o impediu de poupar.

Lazer também é uma área na qual há gastos excessivos. Todo mundo merece se divertir, mas reflita: é realmente necessário despender dinheiro com coisas tão efêmeras e que trará apenas uma felicidade momentânea? Não seria melhor investir na sua satisfação em longo prazo?

Você merece mais e melhor, e isso exige organização e persistência. Por isso, comece a ponderar no que gasta mais e assim verá que grande parte de tudo que ganha está sendo desperdiçado com coisas que não trarão retorno algum!

Dicas para mudar seus hábitos e se preparar para o futuro

Como poupar dinheiro fácil

A tendência do ser humano é ser imediatista. Poucas pessoas pensam em como estarão daqui a 20 ou 30 anos e isso faz com se tenham hábitos impulsivos. No entanto, o que é feito hoje definirá seu amanhã, portanto, agora é a hora de se planejar para o que está por vir.

Algumas simples mudanças podem te ajudar. Confira as principais delas:

Aprenda a investir em você

Quer ter um bom dinheiro guardado? Se especialize e invista em conhecimento! Este nunca será um dinheiro jogado fora e, também, dará margem para novas oportunidades de crescimento profissional e, consequentemente, mais fonte de renda em longo prazo.

Faça um bom planejamento financeiro

Um passo importante para conseguir alcançar seus objetivos e sonhos é fazendo um bom planejamento financeiro. Para isso, analise as suas finanças, seu comportamento atual em relação aos gastos e como organiza os valores recebidos (pagamentos, salários, entre outros).

Sente-se e veja: quais são seus gastos supérfluos? O quanto pode dispor para guardar por mês assim que receber? Quais hábitos pode mudar? É a partir destas respostas que poderá traçar um planejamento sólido e, consequentemente, poupar não só cada vez mais, mas também mantendo a qualidade de sua rotina.

Estipule metas possíveis de serem cumpridas

Se você não sabe em que ponto quer chegar, dificilmente saberá o que fazer para alcançar seus objetivos. Portanto, trace metas reais e que sejam passíveis de serem cumpridas, caso mantenha o controle financeiro.

Por exemplo, estipule um valor que será poupado em um período de 6 meses. Para verificar se é possível, faça uma projeção da quantia a ser guardada por mês. Assim poderá atestar a plausibilidade da sua meta e, também, se comprometer a pequenos objetivos a curto prazo.

Evite dívidas

Um dos principais vilões para poupar dinheiro são as dívidas, principalmente aquelas que são feitas em longo prazo. Quando você se compromete, por exemplo, com um parcelamento a ser pago em 12 meses, saberá que por um ano terá essa dívida te assombrando.

Além disso, o parcelamento, muitas vezes, vem acompanhado dos juros, principalmente em transações feitas pelo cartão de crédito. Consequentemente, há um desperdício de dinheiro que poderia ser utilizado para seu fundo de emergência, por exemplo. A melhor opção é sempre pagar à vista. Se for preciso, junte o dinheiro de antemão.

Caso tenha dívidas acumuladas por inadimplência, a melhor opção é renegociar o quanto antes e realizar o pagamento, para evitar o acúmulo de juros. Ah, e evite realizar outros débitos antes de quitar o primeiro, buscando um melhor equilíbrio das suas contas.

Não existe fórmula mágica, não é difícil, mas exige muita força de vontade e persistência. Seus hábitos é que vão ditar o seu futuro, portanto, faça suas contas e entenda exatamente onde está “torrando seu dinheiro”.

O coaching financeiro pode ajudar a economizar dinheiro sem sacrifício

Muitas pessoas têm sérias dificuldades em encontrar formas eficientes de economizarem dinheiro. Seja pelo estilo de vida, por nunca terem feito um planejamento financeiro de fato, ou por razões diversas, elas simplesmente encaram esse processo com uma certa dificuldade.

Nestes casos, o trabalho de coaching financeiro pode ser ideal para encontrar os seus padrões de gastos, melhorar seus hábitos, otimizar suas finanças e encontrar formas de conquistar seus objetivos a curto e a longo prazo.

O profissional responsável (coach) não só ajudará nesse processo, bem como ensinará formas para que, posteriormente, você se empodere e consiga realizar essa organização eficientemente e sozinho, conquistando a sua independência financeira e alcançando a realização dos seus sonhos.

O mais importante é equilibrar, viver com prazer, mas com consciência, invista em guardar uma porcentagem dos seus lucros para um fundo chamado “Eu mereço”

Porque você merece realizar seus sonhos. Merece um futuro melhor. E merece poupar sem sacrifícios, mudando seus hábitos e entendendo exatamente como maximizar seu capital, podendo assim gerar riqueza à sua empresa.

Se comprometa consigo mesmo e com sua vida financeira e tenha tudo o que desejar! Esse é o desafio que eu te lanço!

Poupe e seja feliz!

Em caso de dúvidas ou necessidades, entre em contato! Sou coach financeira e posso ajudar em suas finanças de forma eficiente e produtiva!

Quer saber mais? A primeira sessão é grátis!  Vem aprender vários segredos!

Um comentário sobre “Como Poupar Dinheiro sem sacrifícios?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *