Você ainda não sabe se sua empresa é lucrativa ou não?
Bom, todo o negócio tem o objetivo de gerar lucro, seja para:
Conseguir se manter no mercado.
Reinvestir na própria empresa.
Ou mesmo duplicar as operações.
Sendo assim, o lucro de uma empresa é essencial e você precisa frequentemente acompanhar esse indicador visando manter a sustentabilidade dela.
Entretanto, nem todos os gestores/empreendedores sabem identificar se a empresa é lucrativa ou não.
Essa falta de conhecimento, planejamento e organização financeira são alguns dos pontos que levam muitos negócios a fecharem as portas em pouco tempo.
Então como saber se sua empresa é lucrativa?
Primeiramente vamos relembrar alguns conceitos financeiros básicos:
- A eficiência de uma empresa é indicada por sua lucratividade que é calculada através da fórmula: (lucro líquido / receita total) x 100.
- Lucro líquido por sua vez é a receita total já deduzida todas as despesas (receitas – despesas).
Logo, se seu negócio tem como resultado da equação da lucratividade um índice acima de 0 (zero), quer dizer que ele é, de fato, lucrativo.
Porém, será que ele é capaz de gerar o lucro necessário para se manter competitivo no mercado?
O DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício
Essa é outra poderosa ferramenta para você analisar a lucratividade da empresa – o DRE.
O DRE mostra um resumo dos resultados das atividades operacionais e não operacionais do seu empreendimento.
Através dele, você é capaz de analisar:
- Lucros.
- Receitas e despesas.
Inclusive pagamentos que ainda não foram realizados devido a parcelamentos e também valores ainda não recebidos.
Assim, o DRE é todo estruturado seguindo uma lógica de análise e, quando você faz uma análise correta dos fatores que o compõe, você é capaz de evitar problemas no momento de avaliar a lucratividade do seu negócio e, consequentemente, tomar decisões mais acertadas.
E como tornar sua empresa mais lucrativa?
Boa pergunta!
Existem determinadas ações que tem a capacidade incrível de transformar sua empresa em um negócio mais lucrativo.
Veja:
- Reduzir custos.
- Investir em ações de fidelização de clientes.
- Não misturar contas pessoais com as da empresa.
- Fazer adequação ao melhor regime tributário para o seu negócio.
- Prolongar o lifetime value, ou seja, o tempo em que seu cliente permanece com você.
Outra forma de ajudar sua empresa a ser mais lucrativa é implementando um sistema de gestão, pois assim você profissionaliza mais esse importante setor e libera os colaboradores previamente responsáveis por ele para focarem em outras ações.
Isto vai reduzindo a possibilidade de erros e falhas e, como resultado, vai também aumentando a lucratividade da sua empresa ao longo do tempo.
Portanto, o como saber se sua empresa é lucrativa requer que você leve em consideração todos os fatores financeiros colocados aqui neste artigo, bem como também os comerciais e os do mercado de atuação.
Desse modo, você consegue realizar uma avaliação criteriosa de sua empresa
Um forte abraço.