Como se preparar para as despesas de início de ano?

É notório que nos períodos finais de um ano, ocorre um aumento significante nas despesas, e muitos não conseguem lidar com elas com tanta facilidade, porque na maioria dos casos, mesmo com a ajuda do décimo terceiro ainda fica um pouco apertado para pagá-las e quando chega o início do ano, lá estão elas.

São tantas! IPTU, IPVA, festa do ano novo, dívidas do natal, férias, viagens, carnaval, matrícula dos filhos na escola, material escolar… Como lidar com esses problemas sem entrar numa chuva de dívidas futuras?

Existe uma excelente maneira de prevenção que pode lhe ajudar (e muito!) a se preparar para as despesas de início de ano, veja como:

Organização

Primeiramente, é necessário que você se organize, afinal, quais são as suas contas?

 Ter noção de suas despesas e organizá-las é um excelente começo. Na maioria dos casos, temos:

  • Cartões de crédito: Muito dos cartões de crédito tem como data de vencimento o início do mês de janeiro. Depois de todas aquelas festas no final de ano, natal, ano novo… Pode ficar um pouco apertado quitar essa dívida;
  • IPTU: Esse imposto pode ser pago à vista com direito a um desconto, ou em 10 parcelas ao longo do ano;
  • IPVA: É permitido o pagamento à vista, também com desconto, ou em 3 parcelas (de janeiro à março);
  • Sindicato ou órgãos de classe: Caso você esteja vinculado, para conseguir se organizar, você pode perguntar se existe a possibilidade de um desconto caso você pague antecipadamente mais de uma mensalidade;
    Filhos em idade escolar: Quando as crianças se encontram nesse período, o gasto tende a ser muito maior. Além da renovação de matrícula, você ainda precisa se preocupar com mensalidades, material, uniforme.
  • Para economizar, você pode negociar uma quitação antecipada no fim do ano, o que pode fazer com que exista um desconto. E em questão aos materiais, vale à pena pesquisar;
  • Automóvel: Se você possui um, não pode se esquecer que talvez o seu seguro se renove e você precisa se encontrar preparado para isso;
  • Contas comuns: As suas contas comuns não param! Não podemos deixar de lado a conta de luz, água, telefone, internet, etc.

Mas afinal, como se preparar para todas essas despesas que podem aparecer?

Quando chega esse período, muitos ficam sem saber o que fazer, mas existem algumas dicas que você pode seguir para conseguir se livrar dessas dívidas, como:

Utilize a sua reserva de emergência

É sempre bom se ter uma. Se você tiver, ela é uma excelente saída para esse caso. Mas lembre-se: como o nome já diz, é para EMERGÊNCIA! Então só utilize, em último caso.

Se você não tiver, você pode utilizar o 13º que com certeza irá lhe ajudar nesse caso.

A maioria das dívidas que aparecem no início do ano são necessárias e não há como evitá-las. Por isso, você precisa as encarar de frente.

Compre somente à vista

As compras à vista, geralmente gera descontos, o que é bom para quem deseja economizar e não se enrolar.

Analise os extratos anteriores

Para conseguir se organizar de maneira correta, é preciso que você tenha uma estimativa dos anos anteriores. Analise o quanto você gastou e faça uma média.

Olhe as faturas e extratos passados e se você perceber que eles seguem uma mesma linha, então isso quer dizer que em 2018 não será diferente.

Visto isso, você pode dividir o valor total gasto por 12 e juntar durante todo o ano o dinheiro necessário para as despesas do ano seguinte, dessa maneira, tudo será mais fácil.

Por exemplo:

Se você gasta R$3.000,00, você pode dividir esse valor por 12, que será igual à R$250,00, então você já sabe que, juntando essa quantia por mês, quando chegar em dezembro, você já terá o dinheiro que irá quitar as suas despesas de início de ano.

Agora que você já sabe como se preparar para as despesas de fim/início de ano, o que está esperando? Planeje, se organize e festeje! Mas sem perder o foco, afinal, carnaval está chegando e você precisa ter dinheiro nessa época, não é mesmo?

Se precisar de ajuda entre em contato comigo para resolver suas questões financeiras!

e-mail: claudia@claudiasousaconsultoria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *