Em tempos de crise a saúde financeira é a chave para a sobrevivência do seu negócio.

A atual situação econômica do país tem exigido que diversos tipos de negócios tenham soluções eficientes para que possam manter sua saúde financeira e assim sobreviver em tempos de crise.

Dessa forma, pode-se afirmar veementemente que cuidar da gestão financeira de seu negócio é a chave fundamental para que ele consiga sobreviver, principalmente nesse período de retração da economia brasileira.

Manter as finanças em dia não é uma tarefa simples, tampouco fácil

Muitos empreendedores acreditam que se terminaram o mês com dinheiro em caixa é sinal de lucro sustentável. Ledo engano! O próprio “pai” da administração moderna, Peter Drucker, disse que o lucro e a quantidade produzida por si só não são uma medida adequada do desempenho do empreendimento e da gerência.

Nesse contexto, a maneira mais eficaz de você evitar surpresas desagradáveis no saldo bancário de seu empreendimento é ter uma gestão financeira de qualidade, que realmente funcione.

Caso não tenha esta gestão ou se ela parou de funcionar, pode estar certo de que todas as áreas de seu negócio serão prejudicadas. Por outro lado, quando a administração das finanças funciona eficazmente ela estimula a saúde do negócio como um todo.

Se você parar para refletir perceberá que todos os processos dentro de seu empreendimento estão intimamente ligados ao controle financeiro. Controle de materiais, estoque, vendas, recursos humanos, comunicação fiscal… Agora, responda para si mesmo:

  • Até o presente momento, como está a gestão financeira de seu negócio?
  • Ela está sendo levada a sério nesses tempos de crise?
  • Você consegue identificar como está e/ou estará a saúde financeira de seu empreendimento com as informações que tem disponíveis hoje?

Essas questões podem te ajudar a fazer uma análise de como está caminhando seu negócio. Caso perceba que não está indo bem é melhor você repensar seriamente e optar por fazer um excelente controle financeiro.

Com a crise econômica brasileira empreendedores e empresas passaram a conviver com desafios rotineiros que exigem uma gestão financeira rigorosa.

Em tempos de crise a saúde financeira é a chave para a sobrevivência do seu negócio!

Gestão financeira se refere a um conjunto de procedimentos e ações administrativas que envolvem análise, planejamento e controle das finanças.

O objetivo principal dela é melhorar a saúde, ou seja, os resultados e aumentar o valor de seu patrimônio por meio da geração de lucro líquido oriundo das atividades operacionais. O cenário econômico pouco favorável para seu empreendimento pode ser contornado se você adotar esse cuidado (gestão financeira) ao administrar seus negócios.

Tendo uma gestão financeira eficaz você produz dados mais confiáveis, seguros e ao mesmo tempo reais do seu negócio. Informações com qualidade e relevantes auxiliam em estratégias mais assertivas e na tomada de decisões. Dessa forma, logo são percebidos os resultados positivos. Nenhum detalhe deve ser desconsiderado, principalmente em tempos de crise; caso contrário, todo o fluxo pode se perder.

Então, a quem recorrer?

Se você deseja que seu negócio obtenha uma ótima saúde financeira e tem dificuldades para lidar com essas questões você pode contar com um acompanhamento de coaching financeiro.

Esse profissional estará apto para entender e compreender como estão as finanças de seu empreendimento, o que pode ser feito para melhorar, traçar metas e planos que vão te auxiliar bastante a alcançar seus objetivos e, consequentemente, vai lhe ajudar a manter motivado e prosseguir com o negócio mesmo em tempos de crise.

E então? Pronto para levar seu empreendimento a um melhor patamar fazendo uma gestão financeira eficaz?

Um forte abraço.

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *