A importância da gestão financeira para micro e pequenas empresas

Como anda a rentabilidade de seu negócio? E o fluxo de caixa? Quais são os serviços ou produtos mais rentáveis? Sua empresa está dando lucro ou prejuízo? Você realiza a gestão financeira para micro e pequenas empresas no seu negócio?

Todas essas perguntas englobam um aspecto muito importante que todo empreendimento deveria ter – a gestão financeira. Tocar uma empresa sem fazer corretamente a gestão financeira dela é como se você pilotasse um avião sem o painel de combustível para te mostrar até onde você pode viajar.

Uma boa gestão financeira para micro e pequenas empresas é capaz de lhe oferecer uma visão mais abrangente de processos gerenciais e impulsionar cada vez mais seu negócio, mostrando friamente como está a sua saúde financeira, capacidade de investimento, principais gargalos e pontos de atenção.

Optar por decisões diárias, tomadas com pouco ou nenhum planejamento só tende a prejudicar ainda mais seu empreendimento. Por isso, uma administração correta na área de finanças lhe permite que projeções sejam feitas e os próximos passos rumo ao objetivo sejam desenvolvidos.

Tome decisões inteligentes!

Todos nós esperamos que nossos negócios sejam bem-sucedidos e cresçam infinitamente, não é mesmo? Mas isso, na maioria dos casos não acontece. Por isso que é importante tomar decisões inteligentes diariamente para, a cada passo, manter o negócio em crescimento.

A melhor forma de entender o rumo que está sendo tomado e decidir quais ações são necessárias é criar um planejamento financeiro da empresa, propondo metas a serem atingidas para se manter no caminho do crescimento.

A cada novo direcionamento novos planos são propostos. Aí então, você saberá que rumo seguir e não deixar que a estagnação invada ou permaneça em seu negócio.

Muitos empresários ainda não estão 100% preparados para lidar com o crescimento do seu negócio. E o que deveria ser algo bom pode se transformar em um problema!

Se você não conseguir prever e se preparar para o crescimento, pode perder o controle da situação, investindo mais do que poderia ou deixando escapar oportunidades.

E qual será a real importância da gestão financeira para micro e pequenas empresas?

Entendendo a importância da gestão financeira para micro e pequenas empresas

Infelizmente, em muitas micro e pequenas empresas, a gestão financeira nem sempre é tida como uma de suas prioridades. É comum que o empreendedor tenha o foco mais concentrado em oferecer produtos diferenciados e/ou elaborar produtos inovadores. Contudo, ter o controle das finanças é algo imprescindível!

É certo que o volume de responsabilidades e informações com as quais o empreendedor lida é muito grande, mas lidar com a gestão financeira do negócio pode ser chave entre o seu negócio ser um sucesso ou um fracasso. De nada adianta sua empresa ter um faturamento altíssimo, se existem gargalos que geram desperdício de dinheiro, limitando o seu crescimento e a rentabilidade do seu negócio.

Diversas melhorias podem ser realizadas. Sucesso e lucros podem ser obtidos através de um conjunto de procedimentos e ações administrativas, tais como análise, planejamento e controle das atividades financeiras. Registros corretos e com informações adequadas permitem análises eficazes e contribuem com o planejamento para otimizar seus resultados.

Um plano financeiro eficaz colabora para que seja estabelecida a melhor estratégia para alcançar os objetivos do seu negócio. E isso vale independentemente dele ser classificado como micro ou pequena empresa, uma vez que a gestão financeira e essencial para todos os tipos de empreendimento.

Problemas ocasionados pela falta de gestão financeira

A falta de gestão financeira em seu negócio pode ocasionar diversos problemas como, por exemplo:

  • Informações incorretas sobre saldo do caixa, valor das contas a pagar e a receber: Como saber se você deve investir ou cortar gastos se não tem um panorama claro do estágio financeiro atual da sua empresa?

  • Falta de análise e planejamento financeiro: Se você não sabe qual o estágio financeiro da sua empresa, sua capacidade de tomar boas decisões e mantê-la nos trilhos do crescimento diminui consideravelmente.

  • Pela ausência de conhecimento quanto aos custos e despesas, o preço de venda pode ser calculado errado trazendo prejuízo ao empreendimento: A precificação correta é um dos maiores dilemas dos empresários. Estou cobrando caro demais? Será que não tem como aumentar o preço do meu produto?

  • Desconhecimento do volume e destino dos pagamentos, inviabilizando um fluxo de caixa positivo: Como manter um fluxo de caixa positivo? Esse é um objetivo que, quanto atingido, permite a empresa uma flexibilidade grande, podendo lidar com um imprevisto ou até fazendo um investimento extra para manter o seu crescimento.

  • Retirada de pró-labore indevida, vez que não foi estabelecido previamente o valor fixo para pagamento aos sócios, ou ao empreendedor individual, etc: Um dos fundamentos básicos da gestão financeira de cada empresa é saber separar o dinheiro que deve ser utilizado no negócio daquele que deve remunerar o empreendedor. Quando isso não acontece, as finanças se tornam um caos, e o panorama de crescimento muito mais obscuro.

Dicas de Gestão financeira para o seu pequeno negócio

Sim, fazer a gestão financeira de uma empresa ou negócio pode ser mais complicado do que parece. Ainda mais se você não tem o “caminho das pedras” ou não tem familiaridade com os números. E mesmo sendo um micro ou pequeno negócio, algumas tarefas simples podem levar um tempo considerável para serem realizadas. Confira dicas para fazer a gestão financeira da sua empresa são:

  • Mapeie as entradas e saídas de TODOS os pagamentos. Uma cultura organizacional pode ser um diferencial;
  • Organize as entradas e saídas para criar um fluxo de caixa positivo;
  • Defina a prioridade dos seus investimentos;
  • Separe as finanças pessoais das profissionais para não gerar confusão;
  • Entenda qual o seu faturamento e qual o lucro;
  • Contrate um especialista em gestão financeira.

Como você leu nesse artigo, a gestão financeira para micro e pequenas empresas é de extrema importância para que seu empreendimento evolua e alcance ótimos resultados. O que pode dificultar um pouco é a falta de tempo ou de conhecimento dos gestores para pensarem em todos os detalhes do negócio.

Assim, o mais indicado é que você conte com um serviço de consultoria financeira que estará cuidando da saúde financeira de seu empreendimento de maneira exclusiva, minuciosa e focada no seu mercado por meio de ferramentas e metodologias que ele domina.

E então, como você  tem feito a gestão financeira para a sua empresa? Deixe o seu comentário contando o que tem dado certo e o que não tem funcionado tão bem!

Um forte abraço.

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *