O que fazer para não extrapolar nas despesas de fim de ano e garantir tranquilidade para 2017?

2016 indo embora e 2017 chegando… muitos planos e novas expectativas nascem para um período que se iniciará. O problema é que antes que um novo ano comece, é cultural gastar muito e mesmo com muitos planos, novas dívidas e dores de cabeça também surgem quando não há equilíbrio financeiro.

E para te ajudar, eu Cláudia Sousa Business Coaching vou te dar algumas dicas hoje!

Evite fazer compras por impulso

Antes de fazer compras é preciso analisar as situações. Exemplo:

  • Eu preciso desse produto ou apenas estou sendo estimulado a comprar porque possuo limite no cartão de crédito ou estou com o décimo na conta?
  • Como está minha autoestima: boa ou ruim? Estou comprando por carência e necessidade de preenchimento ou porque de fato esse produto me servirá para a realização de algo importante?
  • Se eu não comprar isso hoje, como essa ação impactará minha vida em curto, médio ou longo prazo?
  • Tenho dinheiro para pagar a dívida a longo prazo?
  • Se eu comprar isso, o que terei que abrir mão?

Liste os ganhos do período

O grande problema do endividamento é proveniente dos gastos serem sempre maiores que a receita e aí está um erro frequente da população.

É vital fazer um planejamento do fim de ano, por isso vale a pena listar todos os seus ganhos:

  • Renda extra.
  • Bonificações.
  • Férias.
  • 13°.

Além disso é preciso contabilizar as despesas variáveis e as fixas, de modo a saber quanto você vai gastar.

Faça uma avaliação da sua situação financeira, antes de gastar mais

Comprar é bom, mas se endividar não é, portanto, para manter as finanças em ordem é preciso verificar se há margem para novos gastos e pendências financeiras. Fazer um esforço para identificar os excessos e elimine o que puder!

Defina quanto poderá gastar em presentes e artigos de fim de ano

Chega essa época e você quer comprar presentes para todo mundo, a família é grande e além disso há muitos amigos para presentear, mas existe um porém, se você for agradar a todos, não sobrará nenhum dinheiro e além disso, ficará descapitalizado rapidamente.

Avalie quanto poderá reservar para essa lista de presentes. Mil reais para comprar 10 presentes? Então pesquise bem preços e lojas, simplifique as coisas ou busque fazer economia nas lembranças, assim todos serão lembrados e você não se prejudicará com os gastos.

Prefira pagamentos à vista

Evite compras a longo prazo, uma hora você pode perder a noção de endividamento e até mesmo entrar no limite do cheque especial, só para pagar as parcelas mínimas do cartão de crédito! Se não deseja que vire uma bola de neve, prefira pagamentos à vista.

Calcule tudo muito bem, antes de decidir viajar

Viagens sempre causam grandes gastos, rapidamente por dia você pode ver ir embora quantias acima do seu usual. Na empolgação e relaxamento do clima de férias, o consumo passa a ser maior e àquela mania de dizer: “Eu mereço, trabalho tanto, vou pensar em pagar depois”, faz com que você não tenha autocontrole.

Por isso, para manter suas finanças em equilíbrio, estabeleça metas, planeje-se bem e aja assertivamente!

Precisando de ajuda com sua empresa, negócios e finanças?

Entre em contato. Posso te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *