Planejamento financeiro para empresas!

Você sabe qual é a definição que existe do planejamento financeiro para empresas?

O planejamento financeiro tem a ver com o processo de estimativa de capital circulante e necessário que impulsiona o negócio. Também tem associação com o processo de estruturar:

  1. Políticas financeiras para bens, serviços e investimentos.  
  2. E administração de recursos.

Objetivos do planejamento financeiro

O planejamento financeiro tem muitos objetivos pelos quais esperar:

  • Determinação dos requisitos de capital – Isso dependerá de alguns fatores, como: os custos dos ativos que são circulantes e fixos, também das despesas promocionais e do planejamento a longo prazo.
  • Determinando a estrutura de capital – aqui tem a ver com a composição do capital, ou seja, inclui decisões sobre o índice de endividamento – a curto e a longo prazo.
  • Estrutura de políticas financeiras com relação ao controle de caixa, empréstimos, entre outras necessidades empresariais.

Um planejamento financeiro adequado, traz garantias tanto quando os recursos estão escassos na empresa, quanto pode utilizar a maximização de recursos, com menos investimentos e maior ROI – retorno financeiro.

Importância do planejamento financeiro para empresas

Um planejamento financeiro, é na verdade a definição de objetivos, políticas, programas, procedimentos e orçamentos dentro de uma organização, que envolve as políticas e as atividades financeiras. Assim sendo, veja alguns pontos de importância para sua empresa!

  • O planejamento financeiro garante o equilíbrio entre as saídas e as entradas, de modo que o empreendimento fica mais seguro.
  • O planejamento financeiro ajuda numa maior compreensão dos investimentos financeiros e de quando e como investir.
  • O planejamento financeiro pode beneficiar na criação de programas de crescimento e expansão do negócio.
  • Ajuda na sobrevivência a longo prazo da empresa.
  • O planejamento financeiro reduz as incertezas em relação às mudanças nas tendências do mercado.
  • O planejamento financeiro reduz as incertezas que podem ser um obstáculo ao crescimento da empresa. Isso ajuda a garantir a estabilidade e a lucratividade.

Objetivos do planejamento financeiro

A gestão financeira geralmente se preocupa com a aquisição, alocação e controle de recursos financeiros.

Os objetivos podem ser:

  • Garantir o fornecimento regular e adequado de fundos.
  • Garantir retornos adequados aos acionistas, que dependerão da capacidade de ganho, preço de mercado da ação.
  • Garantir uma ótima utilização dos fundos. Uma vez que os fundos são adquiridos, eles devem ser utilizados da melhor maneira e pelo menor custo possível.

Funções do planejamento financeiro

Além de tudo o que já foi dito, existe também o benefício de gerar uma estimativa dos requisitos de capital: assim é preciso fazer uma estimativa com relação aos requisitos de capital da empresa.

Isso dependerá dos custos e lucros esperados e de futuros programas e políticas. As estimativas devem ser feitas de maneira adequada, o que aumenta a capacidade de ganho da empresa.

Na determinação da composição do capital, é feita com a estrutura do capital empresarial. Isso envolve análise de patrimônio de dívida de curto e longo prazo, e dependerá da proporção do capital social de uma empresa e dos fundos adicionais que deverão ser levantados.

Se você quer se beneficiar com o planejamento financeiro e potencializar os seus negócios, entre em contato! Posso te ajudar de forma econômica, objetiva e lucrativa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *