Planejamento financeiro para noivos: conheça 6 dicas incríveis

Planejamento financeiro para noivos

Planejar um casamento é uma das coisas mais gostosas da vida a dois. Mas, também, uma das mais delicadas. Por ser algo único, o casal não tem experiência de como lidar com a situação e, muitas vezes, se perdem durante o processo de preparação, principalmente na área financeira.

Afinal, são muitos detalhes a serem vistos: cerimônia, festa, compras para o novo lar, aquisição de um novo imóvel, entre outras questões que podem levar ao descontrole das contas e fazer o casal começar a nova vida com dívidas. Nada bom, não é mesmo?

Então conheça 6 dicas imperdíveis de planejamento financeiro para noivos e previna este tipo de problema.

1. Registrem todos os potenciais gastos dessa fase

Uma palavra-chave do planejamento financeiro para noivos é: controle. Sabendo o que vocês têm disponível e verificando cada gasto que será realizado, o casal terá uma compreensão melhor do que é possível de fato.

Por exemplo, por meio de uma planilha de controle de gastos vocês verão quais são as áreas dos preparativos que estão gerando mais custos e encontrar formas de economizar.

Esta dica é essencial também para a vida a dois. Vocês podem realizar o controle financeiro por meio de planilhas no Excel ou por aplicativos destinados a esse fim.

2. Escolham quais são os serviços essenciais para o casal

Escolham o que é prioridade para o casal: fotografia, decoração, banda, igreja, local da festa? Neste momento vocês escolherão o fornecedor de sua preferência para as áreas escolhidas e não abrirão mão. Porém, nos demais pontos do planejamento, busquem otimizar e reduzir custos, de forma a não prejudicar o planejamento orçamentário que fizeram.

3. Definam o orçamento de forma realista

Definir o orçamento total do casamento é algo difícil e delicado. Muitas vezes, há o anseio em realizar uma cerimônia de uma forma, mas o valor disponível está bem abaixo do necessário. Assim, há uma tendência forte a buscar empréstimos e financiamentos altos para concretizar o sonho.

Isso é perigoso, pois pode levar a dívidas altíssimas que o casal não poderá arcar posteriormente. Então é importante manter a sobriedade e definir um budget realista, que não vá comprometer a vida futura do casal.

4. Fechem contratos com antecedência

Uma forma de manter um planejamento financeiro consistente, corrigir problemas, caso ocorram e, ainda assim, economizar, é fechar contratos com antecedência. Os fornecedores oferecem descontos mais atrativos nesses casos, permitindo que o casal possa direcionar o valor poupado para o que é prioridade.

Além disso, com um maior distanciamento, em caso de emergências, pode-se solucionar de forma consistente, buscando as melhores soluções que não comprometerão o planejamento prévio.

5. Preparem uma reserva de emergência para o pós-casamento

Uma tendência comum é o casal pensar em todos os detalhes do casamento e esquecer que, depois da lua-de-mel, há uma vida nova surgindo e que exige equilíbrio financeiro.

Principalmente porque, se vocês não moravam juntos antes, há a fase de adaptação até que ambos se acostumem com a vida de casados.

Poupar é uma forma de ter uma saída viável até que o casal encontre a sintonia nesse aspecto. O ideal é que se poupe pelo menos 10% do salário de cada um e que essa reserva só seja mexida em casos de emergência real.

6. Mantenham transparência e diálogo aberto sobre as finanças

Tanto na fase de preparação quanto após o casamento, para que vocês consigam realizar um planejamento financeiro eficiente, é essencial que sejam transparentes e mantenham o diálogo aberto um com o outro sobre essas questões.

Se, por exemplo, um deles extrapolou nas compras em um mês, deve-se confiar e contar para o parceiro, de forma a não prejudicar o que concerne à vida a dois. Assim é possível evitar brigas e conseguirem chegar a um ajuste que funcione para o padrão de ambos.

Gostou das dicas de planejamento financeiro para noivos? Então continue acompanhando o blog e confira mais conteúdos que serão úteis para esse novo começo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *