Planejamento Financeiro X Reserva Financeira para o seu negócio

Oi, tudo bem? Meu nome é Cláudia, sou Coach Financeiro e hoje quero falar sobre um assunto de grande importância para os negócios!

É muito comum ouvir dizer sobre a importância do planejamento e da reserva financeira para os seus negócios, contudo, a prática ainda não é lá muito efetiva.

Você como gestor ou empreendedor sabe qual a importância dessas duas ações para a saúde financeira dos seus negócios?

Qual é a diferença e o que cada um pode fazer pelo bem de suas finanças?

Pois acredite, conhecimento e prática podem beneficiar muito seus investimentos e até mesmo salvar os seus negócios mesmo em épocas de crise.

Por isso, acompanhe o texto e entenda exatamente como cada um pode oferecer benefícios a você e aos seus negócios.

Planejamento Financeiro

Ter um planejamento financeiro nada mais é do que projetar as despesas e receitas do seu negócio com intuito de entender a situação geral da empresa, onde será possível compreender quanto dinheiro há disponível e para onde é melhor direcioná-lo.

Sem isso o empreendedor não terá visão alguma sobre suas finanças e será impossível analisar, aplicar, projetar custos ou reconhecer oportunidades, enfim, sem ele é um verdadeiro tiro no escuro para o futuro de seus investimentos.

Independente do porte de seu empreendimento é fundamental se basear em um planejamento realista e completo para que se consiga crescer de maneira rentável e saudável e alguns passos básicos podem ajudar você que ainda tem dúvidas de por onde começar:

  • Conheça e delimite as reais condições de seu empreendimento.
  • Preveja e se prepare para diferentes cenários de atuação de sua empresa, com ao menos 3 possibilidades.
  • Trace um plano de ação minucioso para que tudo que foi colocado no papel se projete para a realidade.

Tome medidas como:

  • Definir seu objetivo,
  • Criar um cronograma,
  • Definir tarefas,
  • Mensurar resultados
  • E principalmente documentar tudo para que seja analisado futuramente.

Lembre-se, o planejamento financeiro é um excelente recurso para compreender e agir estrategicamente em prol do crescimento de seus negócios.

Reserva Financeira

Claro que nem o mais eficaz dos gestores é capaz de prever o futuro, mas com inteligência e sagacidade é possível se preparar, e é nesse momento que surge a reserva financeira para o seu negócio.

A reserva financeira pode assumir funções imediatas, como por exemplo, um imprevisto que sua seguradora não cobre, dessa maneira dinheiro pode ser usado para emergências sem que afete a suas finanças e também para colocar planos em ação, como por exemplo, investir em maquinário, ou ampliação do espaço físico para otimização dos processos de seu negócio.

Uma dica para realizar a reserva financeira de sua empresa é investir ou mesmo poupar um determinado valor com objetivos específicos, por exemplo:

  • Melhorias na infraestrutura.
  • Fundo emergencial para despesas especifica.

O que vale para os dois?

A importância das duas práticas é inegável e precisa ser levada extremamente a sério e o que vale tanto para o planejamento financeiro quanto para a reserva financeira são planos e ações estratégicas.

Analisar, ponderar, planejar e executar com organização e inteligência é o melhor caminho para o crescimento de sua empresa, entender as oportunidades, criar novos caminhos e explorar possibilidades é uma excelente maneira de estar preparado para qualquer cenário financeiro de seu empreendimento.

Mas se você se empenhar em tomar essas medidas, pode se preparar para ter altos lucros e grande desenvolvimento, afinal de contas, é para isso que existem as ações financeiras estratégicas!

Planeje bem e lucre melhor ainda!

Entre em contato comigo e eu te direi mais sobre esse assunto, meu e-mail é o claudia@claudiasousaconsultoria.com.br e meu whatsApp é o: (11) 94723-2019

Grande abraço e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *