POUPANÇA X TESOURO SELIC (LFT)

AÇÃO É A “PONTE” ENTRE O MUNDO INTERIOR E O MUNDO EXTERIOR

Mas, se a ação é tão importante, o que nos impede de tomar as medidas que sabemos que precisamos tomar? O MEDO. O medo, a dúvida e a preocupação são alguns dos maiores obstáculos não apena as ao sucesso como também à felicidade. Por esse motivo uma das maiores diferenças entre as pessoas bem sucedidas e mal sucedidas são que as primeiras estão sempre dispostas a agir apesar do medo, enquanto as últimas deixam-se paralisar por ele. O grande erro que a maioria das pessoas comete é esperar que a sensação de medo diminua ou desapareça para que comecem a agir. Em geral, elas aguardam para sempre. Por sermos criaturas de hábitos, precisamos aprender a agir apesar do medo, da dúvida, da preocupação, da incerteza, da inconveniência e do desconforto. E temos que aprender a agir quando não temos vontade de fazer isso.  Agora te pergunto como esta se saindo com suas finanças? Se você deixar o medo impedir de fazer uma coisa que deseja fazer e da qual precisa, o que mais poderá impedi-lo? Não se trata do tamanho do desafio, se trata do seu tamanho. Ou você é uma pessoa que se deixa vencer ou é alguém que não se deixa vencer. A escolha é sua. Caso queira enriquecer ou ser bem-sucedido de alguma forma, tem que ser um guerreiro. Precisa esta determinado a realizar o que for necessário para isso. Deve ensinar a si mesmo a não se deixar parar por nada neste mundo. Um dos princípios-chave do guerreiro é: “Se você só estiver disposto a realizar o que é fácil, a vida será difícil. Mas se concordar em fazer o que é difícil, a vida será fácil” Portanto decida agora mesmo o que é melhor uma POUPANÇA ou TESOURO SELIC (LFT)?

POUPANÇA – Fácil e palpável, ela é o “amor eterno, amor verdadeiro” e a cartilha do mundo financeiro dos brasileiros.  A nossa velha e “confiável” poupança, é centenária, simples de usar e não paga impostos e taxa de administração, além disso, o resgate é fácil e rápido. Ela também é garantida pelo governo. Depósitos em poupança no valor de até R$ 250mil são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ou seja, se o banco quebrar, você recebe o dinheiro de volta. Mas você pode estar perdendo dinheiro com ela, o valor do rendimento da poupança 2016 varia de acordo a Selic (a taxa básica de juros da economia brasileira, determinada pelo governo) se está acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês, mas a taxa referencial (TR). “Segundo especialistas, nos últimos 12 meses período compreendido entre Julho/2015 e Junho/2016 a inflação acumulou um aumento de 8,84% sendo assim quanto mais tempo você deixar o seu dinheiro na poupança no atual cenário a possibilidade de perda é certa, pois o seu dinheiro vai valer menos na saída do que ele valia na entrada, nos últimos anos, a poupança vem perdendo a graça. Quando você coloca seu dinheiro no banco ele não fica lá esperando o dia que você irá precisar dele, os bancos lucram com o seu dinheiro e só te pagam uma pequena parte do que lucraram. O dinheiro que você coloca na poupança, vai para o financiamento de um negócio, imóveis. É interessante para os bancos quando você deixa o seu dinheiro rendendo pouco na poupança, pois é assim que eles irão lucrar nas costas dos que precisam de crédito imobiliário. Em minha opinião não há problema algum que o dinheiro que esta na poupança seja usada para fins de financiamento, desde que você receba uma rentabilidade maior do que  geralmente pagam.

TESOURO SELIC – Antiga (LFT)  Letras Financeiras do Tesouro –  É um titulo público emitido pelo governo federal, pós-fixado, isso significa que você não saberá antecipadamente, quando vai receber de juros até a data do vencimento do título pelo fato destes juros variarem com o passar do tempo, o mesmo acontece com a poupança, o Tesouro Selic tem o seu rendimento atrelado  a variação da taxa de juros básica da economia (taxa Selic), que no momento que estou escrevendo esse  artigo  está em 14% a.a,  isso significa que todos os dias úteis o seu titulo Tesouro Selic renderá mas ou menos 0,0520089%, você pode ver a taxa Selic diária na pagina do Banco Central , é interessante acompanhar a evolução da taxa Selic ao ler as noticias de economia, pois através delas é possível verificar a opinião dos economistas em relação a taxa de juros. Você pode comprar quantos títulos quiser, a LFT não possui risco de crédito, ou seja, você não corre o risco de tomar o famoso “calote” e possuem liquidez diária, pois a qualquer momento você pode sacar todo o dinheiro para usá-lo, recebendo então os juros equivalentes ao período em que você permaneceu com o título. O Tesouro Selic, sempre pode ser vendido antes da data de vencimento com um rendimento positivo. É lógico que isso pode oscilar para menos e para mais, dependendo sempre da taxa Selic vigente.  Você pode comprar um título inteiro, ou seja, comprar uma unidade ao preço que é apresentado ou apenas uma fração do título a partir de 1% do valor, o Tesouro Selic não há como haver rentabilidade negativa, a menos que a taxa Selic fique negativa. Logo, é a melhor alternativa para o investimento de curto prazo até dois anos.  O Tesouro Selic entre suas vantagens podemos dizer que tem a rentabilidade de 100% da taxa Selic, mas também podem ter a desvantagem de Imposto como IOF se for resgatado antes de 30 dias e alíquota regressiva de IR de acordo com a duração do Investimento. Investir em LFT significa comprar um papel do governo federal que vale dinheiro no futuro e o mesmo ficará guardado em seu nome na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) que é um departamento dentro da BM&FBovespa.
Você pode adquirir esse papel abrindo uma conta na corretora independente (que não faz parte do banco) ou pode ser a corretora do banco aonde você possui conta, mas não esqueça que as corretoras dos bancos costumam a cobrar taxas mais elevadas.  Para você operar no Tesouro Direto existem 2 taxas que você tem que pagar.

Taxa de Custódia – é uma taxa anual de 0,30% sobre o valor dos títulos que você possui. A cobrança é semestral essa taxa refere aos serviços de guarda dos títulos e as informações e movimentações de saldos.
Taxa de Administração –  Existem corretoras que não cobram nada (0%) e outras que cobram de 0,1% ou 0,2% ao ano, grandes bancos cobram de 0,3%, 0,5% ou mais.
O Tesouro Selic é, uma ótima alternativa à Poupança. Portanto aprender é o melhor investimento, imagine quanto tempo você passou investindo só em poupança.

Compartilho o vídeo abaixo como sugestão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *