QUAL É O VALOR DO SEU AMANHÃ?

“Acredito que é de conhecimento de todos que a expectativa de vida da população está aumentando continuamente”. E lembre-se se você tem boa qualidade de vida, esta idade pode ser ainda maior, portanto o valor do amanhã tem tudo a ver com o hoje. Em um mundo cada vez mais corrido, fica cada vez mais difícil conciliar família, estudo, trabalho, vida social. No entanto, às vezes alguns detalhes da nossa vida passam despercebidos e acabam tendo um grande impacto em nosso futuro.
Por isto, aproveite bastante o presente, a vida hoje, mas não descuide de seu futuro, do seu amanhã.

Quem já entendeu o quanto é fundamental planejar desde cedo o seu amanhã, certamente precisará definir quais serão as suas prioridades nos diferentes momentos. Não tem jeito, a única alternativa para chegar lá e sem sustos é traçar metas e ações ao longo da vida.

Tentar: você já ouviu falar nessa palavra? Você já tentou fazer algo? Conseguiu? Se conseguiu, não tentou você fez e realizou. Se não conseguiu, não realizou, ou seja, tentar simplesmente não existe, ou você faz ou não faz.

Somente você pode traçar as suas metas, vivê-las e usufruir os benefícios alcançados. À medida que você vai se planejando e colocando em prática suas ações, o entusiasmo vai tomando conta e logo, você terá concluído o seu próprio plano de vida. No dia a dia vejo que as pessoas relutam em parar por uns instantes a refletir sobre a sua vida, sua carreira e o seu amanhã. Porque será?

Quando as pessoas começam a gerar renda com o trabalho e começam a ter sobra, elas não conseguem enxergar o ciclo de vida inteiro e querem comprar coisas rapidamente. Viver como se não houvesse amanhã não é uma boa estratégia financeira.

Mas o meu empenho é para mostrar aqueles que procuram ajuda de que vale a pena e é plenamente possível planejar o seu amanhã e conquistar uma vida tranquila. Se seguirmos alguma regrinha básica que muitos devem ter conhecimento, mas poucos praticam podemos ter um amanhã muito rico.

CUIDANDO DO SEU CORPO – Nos tornamos sedentários e muitas outras atividades que deixamos de fazer por comodismo. Por isso os cuidados diários são tão importantes, pois se a cada dia nos dedicarmos alguns minutos para fazer algum tipo de atividade e comermos alimentos saudáveis o nosso corpo agradecerá de forma saudável e com muita vitalidade e disposição e assim chegar ao nosso amanhã com muita saúde para desfrutar da vida tranquila.

PLANEJAR O PÓS-CARREIRA – É preciso planejar essa nova etapa da vida, pois o fim da carreira profissional lhe oferece tempo “É preciso evitar o tempo ocioso demais e ocupa-lo de forma prazerosa, dando atenção a novos interesses como o que sempre teve vontade de fazer, ou trabalho voluntário”,  O ser humano gosta de sentir-se ativo e produtivo, e, caso passe muito tempo apenas em “descanso” é  natural que com o passar dos dias, sinta uma sensação de vazio, já que sente não estar fazendo nada produtivo.

POUPANÇA EMOCIONAL – Não deixe que seus laços familiares e de amizades sejam desfeito, por algo ou alguma coisa do passado, deixe o seu coração falar mais alto deixe ele te convencer a pedir desculpas.  O que constrói uma boa conta poupança emocional é o nível de bondade de ânimo, generosidade e positividade. Imagine como uma conta bancária, onde existem débitos e créditos. Todos nós falamos e fazemos coisas sem pensar com pessoas que amamos pedir desculpas, assumir responsabilidade nos erros, ter um bom diálogo sobre os problemas, são boas formas de reparar os “débitos” que fazemos em nossas contas bancárias emocionais, com uma boa “poupança emocional” a probabilidade de se recuperar de momentos de irritabilidade e situações pelas quais nos arrependemos ou nos distanciamos é a base para reconstruir ou reinvestir em nossos relacionamentos.  Então, preencha os seus espaços, mas cuidado com os sentimentos pré-datados e parcelado, eles acumulam juros e impostos para sua poupança emocional. Se for para apagar um sentimento pague à vista, ou ele apaga você. A poupança emocional é o melhor seguro para o seu amanhã.

POUPAR – O cuidado começa nos pequenos gastos. São comuns as pessoas não se atentarem a eles. Elas só pensam que precisam ganhar mais do que ganham, mas nunca pensam que podem economizar (muitos não sabem quanto ganha e quanto gasta.).

Muitos não conseguem poupar dinheiro no final do mês, como a maioria das pessoas não teve a oportunidade de aprender esses conceitos durante a vida, é comum que não saibam da importância para poupar e se planejar no longo prazo… “Lembrando que o resultado de poupar é a de longo prazo, isso significa que, apesar de um valor pequeno, o tempo joga a seu favor”.

INVESTIR – Porque o tempo é algo que influencia fortemente no seu resultado. Potencializando os juros compostos ao nosso favor. Muitas pessoas acredita que a poupança é o mais seguro dos investimentos, mas porque não se permitiu conhecer outros, pois quando se permite e quando começa a ver o resultado fica maravilhado.

As metas são muito importantes, mas seja realista na hora de traça-las, analisa mensalmente os seus objetivos. Poderão ocorrer altas e baixas no meio do caminho, mas o importante é a sua dedicação e perseverança para alcançar sua meta.

É muito importante ter um compromisso consigo mesmo, observando-se para saber se está realmente fazendo o certo e se está obtendo o resultado esperado.

Reserve um momento para visualizar como será o seu amanhã. Imagine-se como você gostaria de estar vivendo a vida. O que você gostaria de estar fazendo? Vai querer continuar trabalhando? Gostaria de viajar muito? Quais os bens que você gostaria de ter? Casa no campo, na praia, ou só na cidade mesmo?
Ou seja: “SONHE”. Só assim você conseguirá definir quais são os seus objetivos de longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *