Veja 5 formas de economizar no presente para o dia das Mães

economizar presente dia das maes

Está chegando uma das datas comemorativas mais esperadas do ano: o dia das mães. E não é para menos, não é mesmo? Esta é uma ótima oportunidade de homenagear a pessoa mais importante da sua vida.

Porém, mesmo que a situação financeira esteja estabilizada (tanto que há uma expectativa de crescimento real das vendas para esse período, em torno de 4,3%), é importante tomar cuidado para não gastar além do necessário e comprometer as suas contas mensais.

Mas é possível escolher um presente que seja realmente a cara da sua mãe e poupar dinheiro? Sim! Continue lendo e veja como economizar no presente do dia das mães.

1. Escolha um presente que possa pagar

Uma primeira dica essencial é: tenha um presente em mente antes mesmo de sair para as compras. Sabe aquela dica de não ir ao supermercado com fome, pois poderá comprar mais do que tinha planejado? Ela vale para a busca de presentes também.

Ao sair sem ter ideia do que realmente deseja comprar, poderá extrapolar seu orçamento disponível e comprometer seu controle financeiro. O ideal é sair de casa já com um presente em mente. Caso não consiga decidir, defina pelo menos o valor máximo que pode pagar.

Seja realista ao valor estipulado. Sabemos o quanto pode ser tentador querer comprar algo especial e, consequentemente, mais caro para a sua mãe. Mas lembre-se: o mais importante não é o valor do presente e sim o significado para a relação entre vocês.

2. Pesquise os preços

O valor de um mesmo produto, da mesma marca, em lojas diferentes, pode variar bastante. Se considerarmos então as diferenças entre e-commerce e lojas físicas, a distância é maior ainda.

É essencial para quem quer economizar no presente para o dia das mães, portanto, pesquisar os preços com calma, avaliando quais são os locais com melhor custo-benefício. Lembre-se que há também alguns pontos para considerar, tais como:

  • se o produto vendido é original;
  • valor do frete para a sua região, em caso de compra online;
  • prazo de entrega (que pode atrasar alguns dias devido ao aumento da demanda no período).

3. Evite parcelar

O parcelamento é um dos maiores perigos para uma boa gestão financeira pessoal e prejudica a economia de dinheiro. Isto porque são acrescentados juros às parcelas e, o resultado final é o pagamento de um valor bem acima do encontrado à vista.

E não se iluda: não existe parcelamento sem juros! Mesmo que a loja afirme isso, eles estão embutidos no valor do produto. O ideal é ter o dinheiro em mãos (ou opte pelo débito) para a realização da compra.

4. Procure as promoções

Muitos estabelecimentos realizam promoções específicas para o dia das mães. Neste período de duas semanas antes da comemoração, elas surgem com mais frequência, mostrando preços mais atrativos para os clientes.

Porém, atenção com as “promoções-fraude”! Algumas lojas realizam algo ilegal, que é o aumento do valor do produto um mês antes e depois voltam para o valor “normal”, anunciando como promoção.

Portanto, fique atento. Acompanhe qual era o valor padrão do presente e confira se de fato ocorre um desconto real, para não queimar o seu dinheiro.

5. Negocie o pagamento

Um dos motivos pelos quais deve-se evitar o parcelamento e optar pelo pagamento à vista é a possibilidade de negociar o pagamento. Muitas lojas permitem um desconto, mesmo que pequeno, quando o cliente pode realizar o acerto imediato. Pode parecer um valor irrisório, mas pode ter certeza que no final do mês fará diferença!

E caso encontre alguma irregularidade, acione imediatamente o Procon e faça valer os seus direitos. Estão entre as principais delas:

  • venda casada;
  • dificuldade em fazer valer o Código de Defesa do Consumidor;
  • propaganda enganosa, entre outros.

A partir destas dicas é possível economizar no presente do dia das mães e homenagear a pessoa mais importante da sua vida da forma que ela merece!

Quer mais dicas de como economizar e ter uma gestão financeira mais eficiente? Siga nossa página no Facebook e receba todas as informações em seu feed.

3 comentários sobre “Veja 5 formas de economizar no presente para o dia das Mães

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *